O JORNAL FIQUE ESPERTO entrevistou o Juiz de Direito, o Exmo Dr. José Agenor de Aragão, presidente da AMC - Associação dos Magistrados Catarinenses. Atuando há 40 anos no judiciário, o Sr. Aragão tem 53 anos, é casado e pai de 3 filhos, Gladis, José Jr e Larissa, e nas horas vagas, adora praticar esportes, ficar com os amigos e aproveitar a sua chácara onde produz frutas orgânicas. Dr. Aragão, respondeu a vários temas polêmicos, como redução da idade penal, Impunidade na justiça e Pena de Morte. Confira a entrevista.JORNAL FIQUE ESPERTO: Dr. Aragão, fale-nos a respeito da defensoria pública. Ela é a ideal?
Dr.Aragão: A magistratura é dividida quanto a sua implantação. E na verdade o problema é quanto a sua estrutura. O ideal é que ela pudesse atender a sociedade. Que tivesse uma estrutura maior e mais eficiente. A defensoria é um instrumento que está à disposição de todos os cidadãos, basta procurar uma sub-seção da OAB, e solicitar o serviço.
JORNAL FIQUE ESPERTO: Sobre o ECA - Estatuto da Criança e Adolescente, qual a sua avaliação?
Dr.Aragão : O ECA atende as necessidades pelo qual ele foi criado. O que falta é a aplicabilidade dessa lei, por parte do estado, dando educação,lazer e trabalho para os nossos jovens.
JORNAL FIQUE ESPERTO : Se reclama muito sobre a morosidade da nossa justiça. Comente sobre isso?
Dr. Aragão : É verdade, e contribui para isso a falta de material humano. Precisamos contratar para melhorar o atendimento a população. Temos uma carência de no mínimo 60 varas. E a sensação de impunidade, também se deve ao grande número de processos. Um exemplo de como é difícil fazer justiça, é o exemplo do caso da família Nardoni. Mesmo com toda atenção da mídia, a polícia técnica levou mais de dois meses apenas para colher as provas.
JORNAL FIQUE ESPERTO: Como fica em SC, a divulgação da Lista de candidatos com lista suja na justiça. Qual a sua avaliação?
Dr.Aragão : O eleitor tem que ter consciência do passado e de quem ele vai eleger, porém temos que ter cuidado para não cometer injustiça com nenhum nome.
JORNAL FIQUE ESPERTO: A pena de morte é a solução para o país?
Dr. Aragão: É um tema controvertido,porém não resolve o problema, o que precisamos é condenar, punir , reeducá-lo para devolver a sociedade mais um cidadão.
0 comentários:
Postar um comentário